parallax background

O que é CNN e CPN?

Diferença entre Pesquisa Genealógica e Busca de documentos
8 de novembro de 2018
O que é Apostila da Convenção de Haia?
14 de dezembro de 2018

O que é CNN e CPN?


P ara iniciar seu processo de reconhecimento será necessário comprovar que, seu antepassado, após a migração, não renunciou sua cidadania para se tornar brasileiro. Para receber esta informação será necessário ter a certidão de nascimento do antepassado em mãos e realizar uma solicitação online junto ao ministério da justiça.


Agora vamos aos detalhes!

CNN - Certidão Negativa de Naturalização

CNN é uma certidão emitida pelo Ministério da Justiça que confirma que seu antepassado não se naturalizou brasileiro. Resumindo, seu antepassado saiu do país de origem, migrou para o Brasil e não se naturalizou brasileiro, permanecendo então um cidadão italiano.


Como emitir sua CNN?

A certidão pode ser solicitada gratuitamente no site do Ministério da Justiça. Vale lembrar que no processo de cidadania italiana é preciso que todas as variações do nome e sobrenome do antenato sejam discriminadas.


CPN - Certidão Positiva de Naturalização

CPN comprova exatamente o contrário. Nela, diz que seu antepassado se naturalizou brasileiro após sua migração. Com esta naturalização, seu antepassado renunciou a cidadania do país de origem para se tornar um cidadão brasileiro. Neste caso, tudo vai depender das datas para saber se você terá ou não direito ao reconhecimento de sua cidadania.


Como emitir sua CPN?

Primeiro passo é ter a certidão de nascimento do antepassado para realizar sua solicitação online. Se já tiver com sua certidão em mãos acesse o site Ministério da Justiça para emiti-la. Se quiser emiti-la agora, clique bem AQUI!


O que fazer se minha certidão tiver resultado POSITIVO?

Calma, não se desespere, será preciso um estudo sobre as datas de nascimento pois, mesmo que seu antepassado tenha se naturalizado brasileiro, ainda existem 2 possibilidades, você pode ter ou não o direito ao reconhecimento de sua cidadania.


Vou dar um exemplo para que fique mais claro!

Romualdo migrou da Itália para o Brasil em 1894 e se naturalizou brasileiro em 1900.

Teve 3 filhos.

Enrico seu primeiro filho, nasceu na Itália em 1894 e veio junto com o pai para o Brasil.

O segundo, Giuseppe, nasceu no Brasil em 1896.

Ambos, portanto, nasceram antes da naturalização do pai.

Todos os descendentes de Enrico e Giuseppe terão direito à cidadania.

A terceira, Carolina, nasceu no Brasil em 1901, depois da naturalização do pai.

Os descendentes de Carolina NÃO terão direito ao reconhecimento de sua cidadania.

Em resumo, se seu antepassado nasceu ANTES da renúncia do pai dele, você terá direito ao reconhecimento de sua cidadania européia normalmente. Caso contrário, infelizmente, você não terá direito.


Se precisar de apoio para encontrar a certidão de seu antepassado na Itália ou em Portugal, CLIQUE AQUI e nos envie os dados para um orçamento, teremos um imenso prazer em ajuda-lo.

Tati Forli
Tati Forli
Pesquisadora voraz, não descansa enquanto não encontra o que está procurando. É fascinada pela ideia de ajudar cada vez mais pessoas a realizar o sonho do reconhecimento da cidadania Italiana ou portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat